As atividades do PIBID continuam nas escolas a todo vapor. Os alunos do 2º ano da escola Dr José Fernandes de Melo no município de Pau dos Ferros tiveram uma aproximação maior com o laboratório de química do IFRN campus Pau dos Ferros, afim de conhecer de perto a funcionalidade e os aparatos laboratoriais existentes no nosso instituto, ainda nesta aula, os mesmos puderam preparar soluções de Cloreto de potássio (KCl) e Hidróxido de Sódio (NaOH), onde obtiveram reações endotérmicas (retem calor) e exotérmicas (libera calor), entendendo diretamente a relação das teorias vista em sala de aula e as práticas em laboratório, segue abaixo as imagens:
Primeiramente, os alunos precisavam entender como funcionava um laboratório: as regras de segurança, os sinais de alerta, os aparatos de laboratoriais para que houvesse um entendimento que o laboratório é um local de trabalho e seriedade.
Segue abaixo as imagens do nossos alunos em ação:
PRÁTICA:
SOLUÇÕES (SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO E SOLUÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO)
Aluno(s):_______________________________________________
INTRODUÇÃO
Quando
você coloca um pouco de açúcar na água e mexe até obter uma só fase, está
fazendo uma solução. O mesmo acontece se você adicionar um pouquinho de sal à
água e misturar bem. Soluções é uma mistura homogênea de dois ou mais
componentes. Podemos usar o verbo “dissolver” para nos referimos ao ato
praticado por uma pessoa ao fazer uma solução. Uma frase como “eu dissolvi o
açúcar em água” exemplifica esse uso. Outro modo de usar o verbo “dissolver” é
aplicá-lo a uma substância, a fim de expressar a propriedade que a substância
tem de misturar-se a outra, originando uma solução. Numa frase como “a água
dissolve o açúcar”, temos um exemplo desse tipo de uso.
Quando
uma substância é capaz de dissolver outra, costumamos chamá-la de solvente. Assim, por exemplo, a água é
um solvente para o açúcar, para o sal, para o álcool e para várias outras
substâncias. A substância que é dissolvida num solvente, a fim de fazer uma
solução, é denominada soluto.
OBJETIVO
Preparar
uma solução aquosa de hidróxido de sódio e cloreto de potássio, descrevendo o
que aconteceu em cada reação.
MATERIAIS
·
Balão volumétrico
·
Bécker
·
Espátula
·
Balança Semi analítica
·
Funil
·
Bastão de Vidro
·
Pisseta
·
Vidro de relógio
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1)
SOLUÇÃO
DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO
DADOS:
Concentração do Hidróxido de sódio (NaOH): 1,0 Mol/L;
Volume
do Solvente:100 ml
Massa
Molar do Hidróxido de Sódio (NaOH): 40,0 g/Mol
Massa:
______________
·
Com o auxílio de uma espátula, pese a
massa calculada do Hidróxido de sódio (NaOH) na balança semi-analítica num
vidro de relógio.
·
Dissolva o sal em um Bécker. Logo em
seguida, transfira a solução com o auxílio de um bastão de vidro e um funil
para o balão volumétrico de 100 ml.
·
Complete com água destilada contida na
pisseta, até 100 ml no balão volumétrico até aferir o menisco.
·
Descreva o que aconteceu na reação.
2)
SOLUÇÃO
DE CLORETO DE POTÁSSIO
DADOS:
Concentração
de Cloreto de Potássio (KCl): 1,0 Mol/L
Volume do Solvente: 250 ml
Massa Molar do Cloreto de Potássio
(KCl): 74,56 g/Mol
Massa:_____________
·
Com o auxílio de uma espátula, pese a
massa calculada do Cloreto de potássio (KCl) na balança semi-analítica num
vidro de relógio.
·
Dissolva o sal em um Bécker. Logo em
seguida, transfira a solução com o auxílio de um bastão de vidro e um funil
para o balão volumétrico de 250 ml.
·
Complete com água destilada contida na
pisseta, até 250 ml no balão volumétrico até aferir o menisco.
·
Descreva o que aconteceu na reação.
BIBLIOGRAFIA
PERUZZO,
F.M., Química na abordagem do cotidiano, vol. 2, 4ª Ed., Moderna, São Paulo,
2006.
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