A experimentação é um
fator fundamental para o aluno por em prática tudo o que foi abordado em sala
de aula pelo docente. A prática proporciona ao aluno uma visão mais ampla do
mundo que os rodeia, podendo comprovar fatos que ocorrem no seu dia -a –dia,
por meios microscópios o que estão vendo a olho nu.
Para tanto, vendo a
importância da experimentação no ensino das ciências em especial o ensino de
Química,os bolsistas PIBID, atuantes na Escola Estadual Dr. José Fernandes de
Melo, elaboraram e aplicaram uma aula teórico experimental com os alunos do 2°
ano A.
No dia 30/10/2012 foi realizado uma aula
experimental abordando o conteúdo de soluções, para que os discentes da Escola
Estadual Dr. José Fernandes de Melo, assimilasse e concretizasse o assunto
trabalhado em sala de aula pelo docente da turma Marcos Marciel Alves, estagiário.
A aula ocorreu em dois laboratórios do IFRN/Campus Pau
dos Ferros, no qual os alunos foram divididos em grupos, cada um contendo de 4
a 5 pessoas para que colocassem em pratica o que foi visto no momento da aula
expositiva, como mostra o roteiro da pratica presente no ANEXO A.
Com o termino da aula experimental, pode-se observar que
os resultados esperados foram obtidos, pois os alunos conseguiram resolver os
cálculos obtendo a massa das soluções trabalhadas e ao mesmo tempo preparar as
soluções de maneira efetiva.
Postagem: Mariana Myrtes, Junior Nilson e Sthefâno Barbosa.
Semana 1:05/11 à 09/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário