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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aula dinâmica sobre soluções químicas

As atividades do PIBID continuam nas escolas a todo vapor. Os alunos do 2º ano da escola Dr José Fernandes de Melo no município de Pau dos Ferros tiveram uma aproximação maior com o laboratório de química do IFRN campus Pau dos Ferros, afim de conhecer de perto a funcionalidade e os aparatos laboratoriais existentes no nosso instituto, ainda nesta aula, os mesmos puderam preparar soluções de Cloreto de potássio (KCl) e Hidróxido de Sódio (NaOH), onde obtiveram reações endotérmicas (retem calor) e exotérmicas (libera calor), entendendo diretamente a relação das teorias vista em sala de aula e as práticas em laboratório, segue abaixo as imagens:

Primeiramente, os alunos precisavam entender como funcionava um laboratório: as regras de segurança, os sinais de alerta, os aparatos de laboratoriais para que houvesse um entendimento que o laboratório é um local de trabalho e seriedade.


Segue abaixo as imagens do nossos alunos em ação:

















Segue abaixo o roteiro da nossa prática:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtU1H5CBZf-FeOmavfsaf3FIEt0kct12C8wcDQJ71GKE41f5za3JmXuGJ632QlDC_urT5t_gNqBxn9ghJDEl8p5HOrJYs6usKYd9U3cfHPNalVWptKLB8Sl8pcePQscF0yUf8q8WRP1ZYL/s1600/Logo_IFRN%5B3%5D.jpgPRÁTICA: SOLUÇÕES (SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO E SOLUÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO)
Aluno(s):_______________________________________________


*     INTRODUÇÃO

Quando você coloca um pouco de açúcar na água e mexe até obter uma só fase, está fazendo uma solução. O mesmo acontece se você adicionar um pouquinho de sal à água e misturar bem. Soluções é uma mistura homogênea de dois ou mais componentes. Podemos usar o verbo “dissolver” para nos referimos ao ato praticado por uma pessoa ao fazer uma solução. Uma frase como “eu dissolvi o açúcar em água” exemplifica esse uso. Outro modo de usar o verbo “dissolver” é aplicá-lo a uma substância, a fim de expressar a propriedade que a substância tem de misturar-se a outra, originando uma solução. Numa frase como “a água dissolve o açúcar”, temos um exemplo desse tipo de uso.
Quando uma substância é capaz de dissolver outra, costumamos chamá-la de solvente. Assim, por exemplo, a água é um solvente para o açúcar, para o sal, para o álcool e para várias outras substâncias. A substância que é dissolvida num solvente, a fim de fazer uma solução, é denominada soluto.

*     OBJETIVO
Preparar uma solução aquosa de hidróxido de sódio e cloreto de potássio, descrevendo o que aconteceu em cada reação.

*     MATERIAIS
·        Balão volumétrico
·        Bécker
·        Espátula
·        Balança Semi analítica
·        Funil
·        Bastão de Vidro
·        Pisseta
·        Vidro de relógio

*     PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1)     SOLUÇÃO DE HIDRÓXIDO DE SÓDIO

DADOS: Concentração do Hidróxido de sódio (NaOH): 1,0 Mol/L;
Volume do Solvente:100 ml
Massa Molar do Hidróxido de Sódio (NaOH): 40,0 g/Mol
Massa: ______________









·        Com o auxílio de uma espátula, pese a massa calculada do Hidróxido de sódio (NaOH) na balança semi-analítica num vidro de relógio.
·        Dissolva o sal em um Bécker. Logo em seguida, transfira a solução com o auxílio de um bastão de vidro e um funil para o balão volumétrico de 100 ml.
·        Complete com água destilada contida na pisseta, até 100 ml no balão volumétrico até aferir o menisco. 
·        Descreva o que aconteceu na reação.


2)     SOLUÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO

DADOS: Concentração de Cloreto de Potássio (KCl): 1,0 Mol/L
Volume do Solvente: 250 ml
Massa Molar do Cloreto de Potássio (KCl): 74,56 g/Mol
Massa:_____________









·        Com o auxílio de uma espátula, pese a massa calculada do Cloreto de potássio (KCl) na balança semi-analítica num vidro de relógio.
·        Dissolva o sal em um Bécker. Logo em seguida, transfira a solução com o auxílio de um bastão de vidro e um funil para o balão volumétrico de 250 ml.
·        Complete com água destilada contida na pisseta, até 250 ml no balão volumétrico até aferir o menisco. 
·        Descreva o que aconteceu na reação.


*     BIBLIOGRAFIA

PERUZZO, F.M., Química na abordagem do cotidiano, vol. 2, 4ª Ed., Moderna, São Paulo, 2006.


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