Ei, cientista... procure aqui!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A química dos cabelos.

  • Do que é feito, queda e coloração

         Quando  começa o dia, começa também a rotina de tentamos arrumá-los, diante do espelho. Uns o querem mais lisos, outros, mais cacheados. Muitos, ainda, lutam para não perdê-los.
          O cabelo é constituído , basicamente, de uma proteína: a alfa - queratina. As queratinas (alfa  e beta) são, também, constituintes de outras partes de animais, como unhas, a seda, bicos de aves, chifres, pêlos, cascos, espinhos (do porco espinho), entre outros. Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino "cordão" proteíco. Estas proteína interagem fortemente entre si, por várias maneiras, resultando na forma característica de cada cabelo: liso, enrolado, ondulado.
       A queda de cabelos é mais frequente os homens, e estudos indicam que ela está associada à testosterona. Este hormônio é convertido , por enzima encontrada nos folículos do nosso corpo, em dihidrotestosterona (DHT), que é capaz de se ligar a receptores nesses folículos.
       A cor dos  cabelos vem de pigmentos, como a melanina, que são agregados ao cabelo a partir do folículo capilar, o aparelho que é responsável pela produção do mesmo. Em geral, a cor do cabelo está relacionada à cor da pele: pessoas com pele escura tendem a ter cabelos escuros, e vice-versa. Isto porque a pigmentação do cabelo depende da quantidade de melanócitos presentes.
Fio de cabelo por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).



Nenhum comentário:

Postar um comentário